segunda-feira, 12 de outubro de 2009

RIP! A Remix Manifesto

Esta semana assisti a um documentário, o RIP! A Remix Manifeto.

Ele fala basicamente sobre direito autoral, copy left, creative commons, criação cultural e compartilhamento de conhecimento, com destaque para o trabalho dos remixers.

Eu achei muito interessante a abordagem, pois eles dividem em quatro pontos:

  1. o passado, sem direitos autorais regulamentados, onde todos aproveitavam idéias e criações alheias, baseadas no passado;

  2. a regulamentação do direito autoral e suas adaptações para favorecer alguns, com o passado sendo usado para tentar controlar o futuro;

  3. a crescente onda de criação de legislações mais duras contra o uso e distribuição de conteúdo, mais especificamente pela internet, transformando no futuro menos livre;

  4. e a construção de uma sociedade mais livre, através de novas licenças de uso e comunidades colaborativas;

O filme tem algumas passagens interessantes, como a discussão sobre as criações de Walt Disney, inclusive o famoso Mickey Mouse.

Outro ponto legal, principalmente para nós brasileiros, é quando, no depoimento de um dos idealizadores das CC, ele cita que uma vinda ao Brasil foi uma de suas inspirações, com várias cenas sendo rodadas aqui e uma analogia com a quebra de patentes de remédios conseguida pelo Governo Brasileiro.

E o documentário finaliza fazendo uma convocação para que, juntos, construamos um novo documentário, através da colaboração e união da criatividade e opinião de cada um.

No Youtube o documentário está dividido em nove partes e não está traduzido ou legendado, então, que se habilitem aqueles que dominam bem o inglês.

O site onde está a plataforma para a criação do novo documentário é o http://www.opensourcecinema.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário